Aquisição de apartamento com garagem que é uma fração autónoma

Quando se adquire um apartamento, geralmente, a garagem está incluída na própria fração principal, pois quando foi constituída a propriedade horizontal do imóvel, foi assim que ficou registado. Apesar disso, em algumas regiões, sobretudo a norte do Douro, é provável que se encontre um sonho, mas com garagem autónoma, i.e., não agregada ao apartamento.

Este facto apresenta vantagens, como, por exemplo, poder vender a garagem se não precisar da mesma ou até não a adquirir, se o vendedor concordar com isso, mas também tem desvantagens: o regime geral de Crédito à Habitação não a financia.

Como resolver?

Neste contexto, alguns bancos não vão apresentar soluções para o financiamento da garagem ou fazendo-o vão apresentar condições desfavoráveis em preço e prazo.

Existem, no entanto, exceções, bancos que podem financiar a aquisição de garagens em condições idênticas às do Crédito à Habitação.

Poder-se-á ajustar o preço para que a solução de financiamento também se ajuste, com consenso das partes. Deve ter-se em atenção o valor patrimonial do imóvel.

Scroll to Top