Se vai avançar com este projeto de aquisição de uma casa praia, na montanha ou simplesmente em outra cidade, saiba que é possível, que o seu banco não lhe empreste mais de 80% do valor da aquisição e venda e/ou da avaliação do imóvel, uma vez que se trata de habitação secundária. Para habitação secundária, o valor de financiamento não vai até 90% do valor da compra, como na habitação principal. Existem bancos que emprestam apenas 70%, outros, por exceção, financiam até um máximo 80% do valor da compra.
Também no que respeita a prazos de empréstimos, é possível que alguns bancos não pretendam ultrapassar os 25/30 anos de prazo máximo. No entanto, há bancos que permitem que chegue aos 40 anos.
Os impostos também são mais elevados. O IMT tem uma taxa superior e não se pode pedir a isenção do IMI. O leitor poderá verificar na PARTE 2 do livro, o ponto específico “Plano financeiro – A diferença nos detalhes” sobre os custos relacionados com os impostos, nomeadamente o valor a pagar pelo IMT, para habitação (diferente da tabela de habitação própria permanente).
Quanto às restantes variáveis como spreads, seguros, etc, as condições são geralmente idênticas ao financiamento de uma HPP.

